top of page
Buscar

Entrevista com um RP!

  • lazulicomrp
  • 14 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de out. de 2020

Conheça Amanda Mendes Pires, Relações-Públicas que atua na área do Endomarketing de um dos maiores hospitais da América Latina.

Sobre Amanda


Amanda Mendes Pires, formada em Relações Públicas pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) e atualmente faz pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação. Amanda antes de ingressar na faculdade tinha em mente que precisava de algo para se diferenciar de outros estudantes/profissionais de sua área, então fez por seis meses um curso de Web Designer e após a conclusão deste curso ingressou na faculdade, onde se formou em 2016. No segundo semestre de faculdade, deixou seu trabalho em um escritório de contabilidade para iniciar seu primeiro estágio em marketing no Jornal dos Concursos & Empregos, onde trabalhou com marketing de relacionamento e mídias sociais por um ano. Ao longo de seu período na universidade, Amanda foi estagiária em três áreas de comunicação diferentes, sendo elas: Marketing; Redes Sociais e Conteúdo e Assessoria de Imprensa e Comunicação Interna. Suas experiências profissionais são resumidas em: Estruturação de canais de comunicação; criação de fluxo e periodicidade de comunicação; projetos de engajamento e novas tecnologias para comunicação; produção de conteúdo; eventos institucionais e ativações de relacionamentos. Atualmente Amanda trabalha com marketing no hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.



Visão sobre Relações Públicas


Para Amanda, Relações Públicas é uma profissão versátil, onde há muita diversidade de ramos e segmentos que são possíveis trabalhar. Este profissional consegue abranger muitas áreas como relacionamento, comunicação interna, marketing, eventos e outras, por isso há muitas oportunidades na área da comunicação, onde é possível aplicar a essência e os conceitos da profissão. Amanda diz que as empresas estão colocando cada vez mais profissionais de RP em suas estruturas, pois “o profissional de RP consegue ter uma visão mais estratégica em tudo, sempre respeitando o relacionamento do público que vai trabalhar”. Ela diz achar esse o maior diferencial da profissão: “ter a ciência sobre a existência de públicos diversos e saber que deve trabalhar de formas diferentes com cada um deles”; também diz que hoje as empresas querem saber das habilidades que o profissional possui, assim sendo, quanto mais agregar em conhecimento, melhor será para ele.



Um projeto em destaque


Amanda começou a ter contato com seus primeiros projetos na agência Central de Fontes e Comunicação, começando como estagiária, foi onde teve seu primeiro desafio: desenvolver um fluxo e controle de “jobs” realizados na agência e transformar essas informações em relatórios mais concretos, porém de fácil entendimento, enviados diretamente para clientes, se aprofundando nas pesquisas de dados, mapeando todas as entradas de jobs, o que era feito e quais impactos eram obtidos. Após um tempo em suas várias migrações de estágio, seu último, envolvia a comunicação interna e endomarketing no Canal Rural Produção, onde a concederam a tarefa de fazer parte do projeto de refazer toda a estratégia de canais de Comunicação Interna, tornando tudo digital e mensurável.

Inclusive, este é um dos projetos que está lá até hoje, em que, junto com um desenvolvedor, criaram do zero uma rede social corporativa exclusiva do Canal Rural. Por meio desse projeto, Amanda teve oportunidades de auxiliar outras áreas no desenvolvimento de plataforma e criação de lógica de sistemas, avaliação de desempenho, metas, melhoria contínua, entre outros. Atualmente Amanda trabalha com marketing no hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, onde é Analista de Marketing, focada em comunicações e ações/ativações para todos os públicos (colaboradores, clientes, associados, etc) em todos os canais de comunicação, além de trabalhar desenvolvendo projetos e estratégias de comunicação. Seu foco foi sempre destinado para a mudança de mindset de comunicação interna, pois a instituição não seguia à tecnologia e, desta forma, além de desenhar os projetos, teve que vendê-los internamente para a área de marketing e todas as outras que estariam envolvidas. Os projetos de comunicação interna implementados por Amanda em dois anos e meio são: newsletter com periodicidade, rede social corporativa (Workplace), automatização de processos de comunicação e mensuração, TV Corporativa, WhatsApp , além dos projetos segmentados por área. Vale destacar também a participação de Amanda durante seu tempo de faculdade em um projeto sobre hashtag e iniciação científica, onde teve a oportunidade de apresentar na INTERCOM JR na USP.


 
 
 

Comments


bottom of page